Três naves terrestres "invadem" o planeta Marte. Acompanhe, em direto!
Lançadas em julho do ano passado - de locais diferentes do planeta - todas elas alcançaram o planeta vermelho neste mês de fevereiro. A primeira - a Al-Amal (esperança) dos Emiratos Árabes Unidos - entrou em órbita de Marte, transmitiu uma primeira imagem para a Terra, e vai continuar a "vigiar" a rarefeita atmosfera que circunda o planeta, controlada a partir do Dubai.
A chinesa Tianwen (perguntas ao céu), começou a rodear Marte um dia depois da Al-Amal, mas prepara-se para fazer descer um pequeno robô que colocará alguns equipamentos no solo marciano.
Finalmente, Perseverance, depois de ter estabilizado o seu movimento orbital em torno de um planeta agora separado da Terra por "apenas" 190 milhões de quilómetros, vai libertar - nesta quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021, pelas 19:00 (Portugal) - um veículo elétrico que descerá nas proximidades da grande cratera Jezero, um local considerado dos mais promissores para encontrar vestígios da existência de organismos vivos, num passado distante.
Acompanhe, em direto, acedendo a https://mars.nasa.gov/mars2020/
clique em watch Online e ... delicie-se.