• Sobre o Centro

O Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia – é parte integrante da Rede Nacional de Centros Ciência Viva. É gerido por uma Associação privada sem fins lucrativos, e tem como associados a Câmara Municipal de Constância e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Tem como principal missão divulgar a ciência através das diferentes áreas científicas, nomeadamente a astronomia.

O centro foi inaugurado em 19 de Março de 2004. Especialmente construído para este fim, o Centro é composto por um edifício principal com auditório, observatório e planetários e vários módulos exteriores (representação do Sistema Solar, carrossel representando o Sol, a Terra e a Lua, um Globo terrestre, uma Esfera Celeste e um Relógio de Sol Analemático). É dirigido a todos os públicos, crianças, jovens e adultos, tendo uma programação muito especial para escolas, com atividades relacionadas com os conteúdos programáticos definidos para diferentes níveis de ensino.

O Centro está estrategicamente situado no Alto de Santa Bárbara com uma excepcional vista panorâmica e um céu noturno de grande qualidade, uma vez que está fora das zonas de poluição luminosa.

Localização